sábado, 28 de agosto de 2010

Castelo de Almourol - Viajar VII


O Castelo de Almourol, no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém.
Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, é um castelo único em Portugal.

Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época de Reconquista e integrava a chamada Linha do Tejo. Evoca simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.

Um excelente passeio de fim de semana, com uma viajem de barco, que se pode tornar numa aventura…

3 comentários:

Teófilo Silva disse...

Pela bela imagem apresentada acredito que seja um belíssimo passeio.
Um magnífico fim de semana.

Anónimo disse...

A Europa e seus castelos!
Adoraria conhecê-los, deve ser emocionante...

excelente domingo para vc.

caranguejinha disse...

Já lá estive,é um lugar unico e de sonho,a ilha envolta,o ter que se deslocar de barco ate ao castelo,é mesmo fascinante,pela paisagem,pela fauna envolta do castelo,os jardins com catos do tamanho de arvores,a vista da torre do castelo,é um local romantico,isolado do mundo.....nem sei que dizer mais...visitem que vao adorar.....eu vou voltar com toda a certeza....é dos locais mais belos que vi,até ao dia de hoje....