segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O Livro da 1ª Classe - Nostalgia XXX



Trata-se de um dos mais bonitos livros de leitura do ensino primário, nomeadamente da primeira classe. Segue o esquema habitual de ensino na época, principiando pelas vogais, partindo para as consoantes, com leituras de acordo com as letras aprendidas.

Tem ainda uma secção destinada à aprendizagem da doutrina cristã, com as principais verdades da fé católica, mas também com noções e princípios dos deveres cívicos do Estado Novo.

A terceira secção é dedicada ao ensino da aritmética, com a aprendizagem dos números e sua noção, noção de quantidades, exercícios com as operações de soma, subtracção, divisão e multiplicação. Todos os exercícios estão ilustrados, ajudando o processo de compreensão e aprendizagem.

Ainda sou do tempo, dos puxões de orelhas e das réguadas, mas já não sou do tempo deste livro de leitura.

6 comentários:

Zé Manel disse...

Bolas. O que foste buscar. É o livro do teu pai?

Teófilo Silva disse...

Este foi um dos meus livros. Apesar de tudo atrevo-me a dizer: Bons Velhos Tempos!

Isa GT disse...

Ainda apanhei com este lol

Bjos

Anónimo disse...

Perdoa-se tudo aos amantes...e aos doidos.

Frase de...Madeleine Scudéry

Beijos

Leca

Anónimo disse...

É uma "relíquia"!! Mas tu já não és desse tempo :)))
Eu ainda tenho os meus...da 1ª à quarta classe, e as "Provas de Passagem!"

SOARES disse...

QUE SAUDADES DESTES LIVROS