terça-feira, 7 de setembro de 2010

Uma Casa Portuguesa II


As casas confundem-se na paisagem escura da cor do xisto. Algumas estão abandonadas, outras recuperadas. As tradições e materiais foram mantidos. São toscas estas construções, mas belas diante da sua simplicidade arquitectónica, onde invariavelmente o xisto é utilizado nas paredes e a lousa nos telhados.

De uma forma geral são edificações que acompanham o declive do terreno e como tal, têm dois pisos. A loja, no rés-do-chão estava destinada aos animais e no andar de cima alojavam-se os proprietários. Assim mantinham a casa aquecida no Inverno já que o calor imanado pelos animais aquecia também os seus donos. As portas baixas e janelas minúsculas ajudavam na tarefa pois as reduzidas dimensões dessas aberturas não deixavam escapar o calor que advinha dos animais.

Localização: Serra da Lousã

Tipo: Habitação

6 comentários:

maresia disse...

Uma casa portuguesa...concerteza!
Polittikus!
Que bom, voltar aqui!
Sempre interessante!
Besito doce my dear!
;)

Isa GT disse...

Esse conceito agora tão actual: "belas diante da sua simplicidade arquitectónica", onde se confundem com o meio envolvente, algo que prova que, às vezes, não é preciso alterar e arrasar tudo, apenas ir melhorando o que já existe de bom ;)

Bjos

Anónimo disse...

Na minha terra, Arganil, ainda se vêem muitas casas assim (embora estejam já bastante degradadas). Gosto mesmo muito destas antigas construções em pedra e xisto.

Maionese disse...

LOL: arganilense? junta-te ao clube! :)
as casas do piódão e aldeias em redor ainda estão bastante bem conservadas.
um dia destes marcamos um almoço por lá :)
hasta!

novo post em

http://forcanamaionese.blogspot.com

guilherme lopes disse...

EU SOU DA ALDEIA DE CORTERREDOR, CONCELHO DE GOIS !!!!
ONDE TENHO LA UMA CASINHA, K FOI CONSTRUIDA PELO MEU AVO EM 1915, NESTE MOMENTO, ANDO A RECONSTRUI-LA, MAS DEIXANDO-A POR FORA EM PEDRA COMO ELA ESTA, ASSIM E K ELA E INTERESSANTE, BELA....

Rosa Correia disse...

casa tipica duma aldeia... LINDA... quantos caberao?